domingo, 18 de novembro de 2012

Ventos não tão agradáveis



Apesar da grande difusão na mídia acerca dos grandes benefícios da energia eólica, pelo fato de ser limpa e renovável, além de se recomendável para nossa região, alguns pontos do uso dessa alternativa energética são esquecidos pelas notícias que circulam nos veículos de comunicação.

Assim como todo empreendimento de larga escala, a implantação de uma usina eólica pode vir a causar sérios danos em um determinado ambiente que não seja devidamente analisado, podendo afetar até mesmo comunidades que vivam próximas a essas estações, graças ao alto barulho produzido pelos geradores que convertem a energia cinética produzida pelas hélices em energia elétrica.

Por conta da implantação das usinas serem, em sua grande maioria, sobre regiões de dunas, o uso de caminhões para transporte das peças para aquelas regiões pode prejudicar a porosidade das dunas. De acordo com a professora Márcia Rios, da cadeira de Ecologia Geral e Sistemas Marinhos em Ambientes Costeiros,do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária: “Então é um ambiente arenoso, com porosidade muito grande e é um dos maiores aqüíferos que temos aqui no nosso litoral. Com a passagem dessas grandes máquinas, das grandes carretas, começa a compactar esse solo, assim, ele perde um pouco dessa característica dele de porosidade, fazendo com que se torne impermeável”.

Além desses impactos, que abalam tanto a fauna quanto a flora do local, as hélices utilizadas pelas usinas podem vir a acertar aves migratórias que passem por aquele local. Portanto, a região de implantação deve ser devidamente analisada e avaliada, para que os empreendimentos postos nela não prejudiquem o ecossistema que lá já estava inserido. 


Por: Hamlet Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário