segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Limpa, mas nem tanto

Feito de produtos tóxicos, o detergente é um grande aliado da poluição

Usado principalmente para lavar louças, o detergente surgiu com uma missão de trazer o aspecto de limpeza, mas não é somente isso que ele represente. Sabe aquela espuma que você brinca com os dedos? Ela pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Quando colocada pelo ralo da pia, essas substâncias são tão fortes, que as enzimas naturais não conseguem quebra-los, permitindo assim, a passagem dessa espuma para os rios, se transformando na poluição. ''cines de detergente''. Em geral, essas informações sobre cuidado com o meio ambiente são pouco divulgadas, seja em campanhas publicitárias, ou em veículos de comunicação, com isso, a desinformação prejudica o bem estar do planeta.
A empresária Tânia Monteiro relata o seu desconhecimento sobre o detergente. “Uso o detergente todos os dias. Ele serve para deixar a minha louça brilhando. Eu desconheço qualquer tipo de problema que o detergente possa causar ao meio ambiente, acredito que o único objetivo dele, é ajudar na limpeza".


Retiradas do site ipemabrasil.com.br, as informações abaixo tem o intuito de diminuir a poluição com detergente, ajudar ao ambiente, além de economizando o dinheiro. Foram criadas receitas de produtos de limpezas ecológicos. 

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA
2 litros de água
1 sabão caseiro ralado
1 colher de Óleo de Rícino
1 colher de Açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO
1 pedaço de sabão de coco neutro
2 limões
4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO
Água
Vinagre
Amônia líquida (amoníaco)
Bicarbonato de sódio e ácido bórico
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Por: Wilson Lennon

Nenhum comentário:

Postar um comentário