segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Moradores arborizam o Vila do Mar


Sara Sousa

      O Projeto Vila do Mar, no bairro Pirambu, teve parte do seu projeto concluído, obras de habitação, pavimentação, construção de ciclovias, calçadão na orla da praia. Tudo lindo e funcional, como o previsto. No entanto, um detalhe ficou de fora, faltou o plantio das árvores, o calçadão da orla, as calçadas e inclusive a ciclovia no dia da inauguração do projeto não havia um ‘pé de sombra’.
       O problema foi identificado pelos moradores que se sensibilizaram e resolveram fazer um mutirão junto a prefeitura para arborizar a região. Para minimizar o calor e combater a erosão, foram em busca de plantas para arborização do bairro, e o projeto “Plante uma árvore. Semeie esta ideia!", lançado pelo Grupo Edson Queiroz, com o objetivo de incentivar a criação e a recuperação de áreas verdes no Estado deu suporte para realização do mutirão. Serão plantadas cerca de 175 árvores, semi-adultas
    A ação foi realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), com apoio da Ecofor. As árvores foram escolhidas de acordo com o clima da praia, se adaptariam melhor, coqueiros, cajueiros e cocolobas. Os moradores e barraqueiros que trabalham na praia, garantiram dar manutenção nas árvores.
      A obra foi batizada de Vila do Mar na gestão da prefeita Luizianne Lins, o projeto foi iniciado em 2002, pelo Governo do Estado com o nome de Costa Oeste, ainda no governo de Lúcio Alcântara, mas foi embargada diversas vezes pelo Ministério Público Federal (MPF). A conclusão da obra deve ocorrer na próxima gestão municipal, do prefeito eleito, Roberto Cláudio.


Calçadão antes do mutirão/Foto:Marília Camelo

 mutirão com plantio de árvores semi-adultas/ Foto: Fábio Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário