domingo, 18 de novembro de 2012

Serra de Maranguape é uma Área de Proteção Ambiental




            A Serra de Maranguape se tornou Área de Proteção Ambiental em oito de julho de 1993 para que houvesse um melhor controle sobre o ecossistema da serra. Mas só foi a partir de 1998 que as primeiras ações de implantação da APA começaram. O Comitê Gestor de APA que é o responsável pelo gerenciamento só foi criado em 1999.

            Na APA da Serra de Maranguape se encontra áreas remanescentes de Mata Atlântica o que faz com que se tenha o objetivo de proteger as comunidades bióticas nativas, as nascentes, as vertentes e os solos além de proporcionar à população da área métodos e técnicas apropriadas ao uso do solo, de maneira a não interferir no funcionamento dos refúgios ecológicos e desenvolver junto à comunidade uma consciência ecológica e conservacionista.

            A cidade de Maranguape está situada a aproximadamente 27 Km de Fortaleza, nela existem diversos parques, praças e conta também com um enorme patrimônio histórico. A cidade está se transformando a cada dia em um local de convívio e lazer.

            Maranguape possui diversas opções de ecoturismo como a Trilha do Açude Bragantino, a do Sítio Boa Vista, a da Pedra do Derretido além do parque Ecológico professor Renato Braga. Há também a prática de esportes radicais como o voo livre feito na Pedra Rajada, o trekking, o rapel, o motocross, off road e o parapente.





Por: Lia Sequeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário