quarta-feira, 28 de novembro de 2012

de gota em gota...


Seca provoca racionamento de água

É difícil acreditar, mas segundo pesquisas, já existe racionamento de água.




Cada ano que passa as altas temperaturas vem ocorrendo em todo o estado do Ceará. E alguns municípios do estado, a população pede socorro por falta de chuvas, devido à seca. No município de Mauriti, por exemplo, o principal açude que abastece a população, está com 31% da capacidade máxima. Outro açude que abastece a cidade, o Quixapinha, está com 12% da capacidade, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Por causa da situação de emergência no município, a secretaria da agricultura da cidade, solicita aos moradores para fazer racionamento de água, em redução de 50% do consumo. Alguns moradores da região reclamam que as pessoas com boa renda, utilizam o açude Gomes por meio de encanação, o que acelera o alto esvaziamento do açude. Para o secretário da Agricultura de Mauriti, Miguel Coelho Pereira, informou para aqueles que reclamavam dessa situação, um pedido de impedimento do uso particular da água do açude público. Segundo o Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), representantes da companhia conhecerá a situação que os moradores estão passando e resultará em alguma ação para acabar com esse uso indevido do açude público Gomes em Mauriti. 

Para morado Raimundo José, alguns moradores que fizeram encanação, não estão vendo a situação para aqueles necessitados. “Eles (ricos) tem recursos para fazer encanamentos para não faltar água. E aqueles que não têm condições, como eu, estamos sofrendo e tentando sobreviver com pouca água que nos resta. Um ajuda o outro para não morrer de sede.” Para Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), a previsão é de que continue em estiagem nos próximos meses. E se a situação continuar, isso pode agravar em outros municípios do Ceará.



Utilizando a água com consciência e salvando o planeta

Coluna: Mariana Pajuelo

Utilizar a água com consciência em nossa casa requer atenção diária. Estima-se que, apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por líquido, a água doce não representa mais do que 3% desse total, sendo que apenas um terço da água doce é acessível. E como a nossa vida e a saúde dependem da água limpa e saudável, precisamos adotar algumas medidas práticas em nosso dia a dia. Por exemplo, quem não gosta de relaxar no banho depois de um dia de trabalho intenso? Saiba que o chuveiro é um dos principais consumidores de energia na casa e é pelo ralo do banheiro que vai embora grande quantidade de água. Portanto seja breve no banho e ensine os da sua casa a fazer o mesmo.

Goteiras e vazamentos muitas vezes são imperceptíveis, mas de gota em gota, muita água deixa de ser utilizada. Procure consertá-los assim que perceber o problema. Além do desperdício de água, há o risco de infiltração e deterioração dos móveis. Como essas dicas não são novas, muitos de nós pode até praticá-las, mas ao chegar ao quintal ou na calçada, acabamos nos esquecendo do tempo quando estamos com a mangueira na mão. Por isso, use a vassoura para limpar as áreas externas em vez da mangueira ou balde. O volume de água gasto com isso é assustador: 280 litros a cada 15 minutos. É muito desperdício!
Lembre-se: Pequenas atitudes são somadas a grandes gestos para preservação de nosso planeta. Utilize os recursos naturais com respeito e consciência!

Fontes: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário