domingo, 18 de novembro de 2012

Exposição sobre a caatinga continua em Fortaleza


A exposição “Caatinga – Um Novo Olhar Entre Nesse Clima” continua em Fortaleza, agora está presente na 10ª Bienal do Livro.

            Depois de passar pela Universidade de Fortaleza a exposição Caatinga – Um Novo Olhar Entre Nesse Clima também pode ser vista na 10ª Bienal do Livro no Centro de Eventos do Ceará. O espaço foi promovido pela Associação Caatinga. Além da tenda que contém a exposição sobre a Caatinga os visitantes também poderão ver o livro de fotografias Caatinga – Um Novo Olhar que foi lançado recentemente na Rio +20. Com a exposição e o livro de fotografias os visitantes poderam conhecer de perto a biodiversidade da Caatinga.
            Na tenda, os visitantes podiam fazer um passeio pela biodiversidade da Caatinga por meio de imagens de animais e florestas que estão estampados em cartazes e textos explicativos, além de maquetes de adaptações de espécies do bioma. A exposição também conta com um circuito de tecnologias sustentáveis, jogos e canto de pássaros nativos. Os convidados tiveram a oportunidade de explorar e conhecer o bioma.
            O livro de fotografias foi lançado na Rio +20e reúne imagens com o objetivo de mostrar às pessoas uma Caatinga diferente da que as pessoas conhecem, pois ela é mostrada com toda a sua exuberância, diversidade e riqueza cultural.
            O projeto da exposição é resultado da coordenação de Educação Ambiental dos projetos No Clima da Caatinga.

O que é a Caatinga?

É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos.
Ocupa cerca de 850 mil km² (aproximadamente 10% do território nacional), é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. Entretanto, pesquisas recentes vem revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos.



Por: Lia Sequeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário