domingo, 18 de novembro de 2012

Jovens desconhecem consumo diário de água

Guia do Estudante: Consumo de aguá pelo mundo

Segundo a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.

A água é um recurso estratégico para uma nação e deve ser resguardada a fim de evitar problemas sociais e econômicos. Pensando nisso governos de vários países, organizações não governamentais e outros segmentos da sociedade, vêm tomando medidas de conscientização de suas populações, por meios educativos, sobre desperdício e como evita-lo.

Após algumas décadas de investimentos nesse sentido, já é possível notar que jovens universitários possuem algum grau de conscientização ambiental. Preocupando-se com os desperdícios em suas próprias casas e tomando medidas para mitiga-los. No entanto ainda desconhecem seus impactos no meio ambiente.

É caso do estudante de fisioterapia, Roberto Azevedo que afirma tomar iniciativas para evitar o consumo  desnecessário de água, porém desconhece o quanto gasta. “Procuro sempre evitar deixar torneiras abertas ou pingando e evito lavar o carro com mangueira, mas não tenho ideia de quanto gasto de água por dia, talvez uns 90 litros”.

Já Victor da Cunha, estudante do ensino médio, afirma fazer xixi no banho, mas também desconhece o consumo de água em sua casa.

É possível visualizar o consumo médio de água per capita por dia em vários países do mundo, no Guia do Estudante da editora Abril (Link), segundo os gráficos; o brasileiro consome em media 185 litros por dia, enquanto o americano consome 575 litros por dia, China e Angola consomem bem menos , cerca de 85 litros e 15 litros respectivamente.

Existem calculadoras na Internet que podem ajudar a descobrir o consumo mensal.  A concessionária de serviços de saneamento básico, do estado de São Paulo (Sabesp) disponibiliza em seu site uma calculadora (Link).



Luiz Carlos Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário