segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Futuro dos alimentos (The Future of Food)




O Futuro dos Alimentos é um filme-documentário norte-americano realizado em 2004 sobre as mudanças da nossa alimentação, como influencia em nossas vidas e na natureza sem que muitos de nós tenhamos conhecimento do seu conteúdo nem das suas consequências para a saúde e para o planeta em geral. Na década de 90, os vegetais foram modificados geneticamente, onde até o cantor Paul McCartney foi líder da campanha “Diga não aos transgênicos!”.

Nos últimos anos a área que se é plantado transgênicos quadruplicou, e hoje boa parte dos alimentos são modificados. No documentário é explicado, com algum detalhe, os processos utilizados para a manipulação genética podendo-se destacar a importância de bactérias e vírus pela sua capacidade invasora das células, conseguindo assim ultrapassar os seus mecanismos de autodefesa. Demonstra também o consumismo acelerado e insustentável.

Eles questionam muito a fome que as pessoas passam na África. Na Quênia, eles estão passando por uma crise alimentar, onde só se é produzido somente um quarto da população sofre instabilidade alimentar. Eles explicam que há a vantagem comparativa, onde os produtos mais adequados ao seu clima são exportados para outro país e o outro país manda o produto que lá é adequado ao seu clima.

Os países desenvolvidos e até mesmo os não desenvolvidos estão cada vez mais desesperados em alimentar seu povo, porém está cada vez mais difícil, já que a cada ano que passa, o preço é duplicado. É gasto 10% de água anualmente por causa do consumo de carne de gado, sem falar que as vacas contribuem para a mudança de alteração do clima, que são as emissões de gases de estufa. 

O documentário resumidamente fala de todos os tipos possíveis de alimentação, das vantagens e desvantagens que trazem, como o consumo de carne de gado, alimentos transgênicos, e até mesmo dados de quanto se é gasto anualmente com alimentos, e desperdícios também.



Renata Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário