segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Arara-azul-pequena


Produzido pelo Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, e pela organização internacional IUCN, com base nos estudos de uma série de pesquisadores, o  Livro Vermelho dasEspécies Ameaçadas nos afirma quais os animais brasileiros que fazem parte das 627 espécies ameaçadas de extinção.




Todos os animais ameaçados são divididos em categorias, de acordo com o estado de conservação de cada espécie, sendo classificados como espécies Extintas (EX), Extintas na Natureza (EW), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulneráveis (VU).

É muito triste ver que animais simplesmente sumiram da natureza e passaram a ser considerados extintos, um desses é a arara-azul-pequena, nome científico: Anodorhynchusglaucus. A ave tinha 69 centímetros de comprimento uma coloração azul pálida e esverdeada, a cabeça grande, de plumagem acinzentada, com um bico grande e uma cauda muito longa.
A ultima ave conhecida morreu em 1912 e nunca mais foi vista na natureza, nem mesmo em cativeiros. Antes, ela era encontrada nas bacias dos rios Paraná, Uruguai e Paraguai, no noroeste da Argentina, sul do Paraguai, nordeste do Uruguai e sul do Brasil, e seu ultimo registro foi feito na década de 1960




Nenhum comentário:

Postar um comentário