segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Planeta cheio, pratos vazios

Bruna Feijó
Você já se imaginou sem comida? 



Essa preocupação não está tão distante dos pensamentos do analista ambiental Lester Russel Brown. Para ele, fomos acostumados a um padrão de vida que não nos fornece normalidade na segurança alimentar.
Fundador do Worldwatch Institute e da Earth Policy Institute, na qual também é presidente, participou na criação do conceito de desenvolvimento sustentável e já escreveu mais de 50 livros abordando amplamente sobre questões ambientais.


Neste ano, o autor lançou o livro Planeta Cheio, Pratos Vazios: A Nova Geopolítica da Escassez de Alimentos, trazendo para nossa realidade urbana como a pressão climática sobre os alimentos pode nos atingir futuramente.
Segundo críticos, o autor costuma dividir seus livros em duas partes. Na primeira, sua abordagem sempre causa um espanto, já na segunda, ele proporciona esperanças. Mas será que essa dose pode seguir o padrão, já que o tema explanado é tão complexo que envolve planejamento familiar, desenvolvimento de energia, agricultura, esforços de reflorestamento e, principalmente, sobrevivência? É preciso ler, para descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário