quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que fazer com sua geladeira velha?


O programa “Troca Eficiente” realizado pela Coelce pretende diminuir o consumo de energia, a redução da poluição e possibilita a aquisição de um novo eletrodoméstico à população enquadrada como baixa renda. No entanto, não é a única alternativa de destino da nossa geladeira antiga, pois a criatividade pode torná-la um acessório com nova utilidade ou até mesmo uma obra de arte.

O projeto social focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no programa Baixa Renda já beneficiou cerca de 63 municípios cearenses, trocando mais de 55 mil geladeiras. Ao efetuar a troca, a economia de energia chega a 70%, de acordo com um estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Quando velhas e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando, desta forma, o aquecimento global.
O projeto que possibilita que geladeiras velhas poluam cada vez mais o meio ambiente, funciona da seguinte forma: os centros comunitários dos bairros abrem inscrições para a população de baixa renda para que possam participar do sorteio da geladeira nova, a Coelce passa alguns dias na localidade fazendo um trabalho de conscientização ambiental com a comunidade e depois é realizado o sorteio. A geladeira nova é fornecida pela Esmaltec, e entregue ao novo usuário com nota fiscal e orientações de como utilizar melhor seu eletrodoméstico e a energia que chega até sua casa.
Mas, aos que não estão enquadrados no programa Baixa Renda o que devem fazer com seus eletrodomésticos velhos? Reciclar e decorar é uma boa alternativa. Veja idéias curiosas e cheias de utilidades que você pode adotar antes de pensar em se desfazer de sua geladeira: 




                                                                                                                                       Jéssica Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário