domingo, 18 de novembro de 2012

[Resenha] Meio ambiente no século 21


            O livro Meio Ambiente no Século 21 já está na sua quarta edição. Foi escrito por 21 autores de renomado prestígio no meio em que atuam que tiveram o desafio de explicar de forma clara e objetiva a questão ambiental. O projeto editorial foi coordenado pelo jornalista André Trigueiro, com o prefácio da ex-Ministra Marina Silva e um glossário com 131 verbetes de Patrícia Mousinho. Os capítulos são assinados por Fritjof Capra, Leonardo Boff, Gilberto Gil, Samyra Crespo, André Trigueiro, Sérgio Besserman, Rubens Harry Born, Fernando Almeida, Fábio Feldmann, Ibsen de Gusmão Câmara, José Goldemberg,Eduardo Viola, José Eli da Veiga, Alfredo Sirkis, Carlos Minc, Moacyr Duarte, José Carlos Carvalho, Fernando Gabeira, Renato Nalini, Aspásia Camargo e Washington Novaes.
            O livro tem como objetivo oferecer ferramentas para que as pessoas possam ampliar a sua consciência ambiental e a sua participação cidadã. A humanidade enfrenta no século 21 o esgotamento acelerado dos recursos naturais e os textos nos ajudam a compreender que precisamos mudar nossa forma de agir com relação ao meio ambiente.
            O livro é propositivo, pois, ao mesmo tempo que, denuncia e alerta ele também sinaliza com clareza a forma como devemos agir para tentar alcançar a sustentabilidade. Os textos reúnem informações preciosas que embasam diagnósticos preocupantes com relação ao nosso planeta, mas ele vai além disso. Os autores tem um grande envolvimento com os temas do qual falam, pois eles enfrentam as questões a que nos propõem nas suas vidas. Os capítulos são escritos em função de objetivo central do livro, mas cada um deles reflete a maneira como cada autor escolheu abordar o seu tema.
             O livro Meio Ambiente no Século 21 é um convite à reflexão sobre os rumos do planeta, pois os capítulos abordam questões estratégicas e recorrentes nos debates sobre o meio ambiente e o destino da humanidade. É uma leitura indispensável para quem quer compreender melhor os desafios do nosso tempo e descobrir a saída para os impasses da atualidade.

Por: Lia Sequeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário