quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EcoDatas – Novembro

5 de Novembro – Dia da Cultura e da Ciência

                                   
Em homenagem à memória de Rui Barbosa, nascido em 5 de novembro de 1849. Eminente estadista brasileiro, Rui Barbosa foi o pioneiro da cidadania e dos direitos humanos, foi presidente da Academia Brasileira de Letras e representou o Brasil na segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia. A Lei de número 5.579, de 15 de maio de 1970 institui o “ Dia da Cultura e da Ciência”, e entrou em vigor desde a data de sua publicação.

30 de Novembro – Dia do Estatuto da Terra
O Estatuto foi uma obra do regime militar que acabava de ser instalado no país através do golpe militar de 1964. Sua criação está ligada ao clima de insatisfação que reinava no meio rural brasileiro e ao temor do governo e da elite pela eclosão de uma revolução camponesa.
As metas estabelecidas pelo Estatuto da Terra eram basicamente duas: a execução de uma reforma agrária e o desenvolvimento da agricultura. Três décadas depois, podemos constatar que a primeira meta ficou apenas no papel, enquanto a segunda recebeu grande atenção do governo, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento capitalista ou empresarial da agricultura.


Jéssica Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário