quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Oficina de papel do Projeto ReciclArte


Em Aracaju os jornais e revistas que seriam jogados no lixo, tem destino certo. Na oficina de papel, eles são transformados em arte.

O projeto está ativo há mais de 10 anos, e tem como objetivo promover a preservação ambiental e educar os cidadãos, servindo como alternativa de trabalho, distração e até mesmo terapia ocupacional. Além de transformar resíduos em arte, gerando uma fonte de renda e mantendo a cidade limpa.  O projeto vai até as escolas, empresas, órgãos, hospitais, ONGs, onde oferece mini cursos e exposição dos produtos feitos de papel. 
O ReciclArte consiste na conscientização e educação socioambiental de adultos e idosos das classes menos favorecidas, através de oficinas de reciclagem e empreendedorismo. Concluído o processo de produção, uma exposição é realizada para a venda dos artigos, que já tem um público cativo a espera do artesanato de papel.
O engajamento e a recompensa dos voluntários do projeto é perceptível, ao ver o desempenho dos idosos que encontram no ReciclArte um novo ambiente onde podem exercitar sua imaginação, fazer novas amizades e também ter ganhos extras em sua renda familiar. Iniciado na cidade de Aracaju, o projeto já é copiado em outras localidades do Brasil e sempre está recebendo novos voluntários.

                              

                                                                                                                             Jéssica Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário