quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arena Castelão


Sara Sousa

       O Arena Castelão, um dos palcos para o Mundial de Futebol em 2014, está com 95,12% das obras concluídas, foi todo projetado no padrão FIFA, a Federação Internacional de Futebol Associado exigiu que as obras dos estádios e equipamentos voltados para a competição fossem sustentáveis e de alta durabilidade. O foco para o evento de 2014 é fazer a “Copa Sustentável” 
      E seguindo as orientações da organização, o Arena Castelão está de pé, praticamente pronto e 'verde', tal qual foi exigido. A preocupação com a obra se deu muito antes do seu início, após estudos e pesquisas descobriram várias maneiras de tornar a obra mais ecologicamente correta. Na implosão de parte do antigo Estádio Governador Plácido Castelão, o conhecido Castelão, foi reciclado e reutilizado, todo concreto da demolição do anel inferior do estádio (3.510 m³) no total, a intenção é de reutilizar 75% do concreto até a última etapa da construção. 

Foram implantados sítios sustentáveis no canteiro de obras para ações e prevenções das poluições causadas pela obra.

*Proteção das bocas de lobo para reter os detritos e não obstruir a tubulação da  rede pluvial municipal.
* Bacias de decantação (caixa de coleta) que retêm a água da chuva por um período de tempo mais alargado, permitindo a homogeneização da fase líquida e a remoção de alguns compostos por decantação.
*Banheiros com vasos a vácuo que reduzem o desperdício de água em 90%
*Localizado na saída da obra, o lava-rodas evita que os sedimentos presos nas rodas dos caminhões sujem as vias públicas.
*condicionador de ar com baixo consumo de energia
* Aspersão de água com carros pipa ajudam a diminuir a poeira em suspensão na obra, melhorando a qualidade do ar.
*Local de lava-bicas para os caminhões betoneiras a fim de evitar contaminação do solo pela água resultante da lavagem desses veículos.
* Bicicletários para os operários guardarem suas bicicletas e estimular o transporte sustentável.
*Os resíduos são separados desde a sua geração em contêineres de coleta seletiva. Tudo que pode ser reutilizado ou reciclado ajuda a garantir a meta de não enviar para aterros sanitários ou industriais 75% dos resíduos gerados pela obra.
  * Reciclagem do material da demolição de parte do estádio foi feita dentro da própria   obra com uma máquina recicladora de concreto . O material foi usado como sub-base do estacionamento.
* Tratamento da água proveniente da lavagem dos pincéis para diminuição da   quantidade de resíduo perigoso.


       Por conta destas ações, o conselho americano de edifícios verdes presenteou a construção como selo Leed, reconhecido internacionalmente. O Leed, sigla em inglês, significa “Leadership in Energy and Environmental Design”  certificação em liderança, energia e design ambiental.

Além da construção sustentável, os operários que trabalham na obra também fazem parte de projetos sociais:

* Inclusão de operários detentos, egressos do sistema penitenciário dando a eles oportunidade de ressocialização e qualidade de vida.
* Alfabetização
* Amparo judicial com a instalação de um escritório de defensoria pública dento da Arena  para os operários e familiares resolverem e esclarecerem processos jurídicos.
* Cursos de capacitação.
*Área de laser com jogos e churrasqueira para os momentos de descanso dos funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário