segunda-feira, 19 de novembro de 2012

[Resenha] Filme Avatar também é consciência ecológica




Avatar é um filme que custou 500 milhões de dólares e que concorreu ao Oscar. Quem nunca ouviu falar nele não é? Mas o que pouca gente sabe é que ele tem um viés ambiental.
            O filme foi escrito e dirigido por James Cameron que passou dez anos desenvolvendo uma tecnologia para apresentar ao público uma mensagem eco-consciente. Avatar conta a história de Jake Sully um ex-fuzileiro naval e tetraplégico que é contatado pela RDA, após a morte de seu irmão gêmeo substituindo-o, para participar do projeto AVATAR no planeta Pandora onde vive uma espécie humanoide azulada de três metros de altura chamada Na’vi que vivem em harmonia com a natureza da mesma forma que os índios viviam antigamente.
            O filme se passa em outro planeta, mas a comparação com o modo como tratamos a Terra está presente o tempo todo no filme, pois vemos que o homem é ganancioso e além de destruir o seu próprio planeta também vai destruir a natureza e os recursos naturais de outro da mesma forma que fez com o seu. Mas ele também mostra que podemos mudar a nossa forma de agir com o planeta assim como faz o personagem principal que ao se inserir no cotidiano daquele povo muda a sua consciência ao ver o quanto a natureza é importante.
            Mesmo sendo um filme de ficção científica ele nos faz ver o quanto é importante a nossa conscientização para a conservação e a preservação da natureza e dos recursos naturais. O filme nos lembra do que estamos vivenciando hoje quando uns estão tentando salvar o planeta e outros estão tentando apenas se utilizar dele sem pensar no que acontecerá depois da mesma forma que acontece no filme.
            Avatar é um filme muito interessante tanto para quem já assistiu para assisti-lo comum novo olhar como também para quem ainda não viu.

Confira o trailer do filme:



Por: Lia Sequeira 

Um comentário:

  1. Avatar é outra obra-prima do diretor e roteirista James Cameron. Mais um ótimo trabalho deste diretor, se superando a cada filme. Como o próprio texto diz, o filme Avatar não é apenas algo comercial, como também um trabalho de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. O filme mostra que a ganância e egoísmo do ser humano destruiu, e continuando destruindo, o planeta Terra. Por isso, cientistas tiveram que buscar recursos em outro planeta. Não basta destruir o próprio planeta, mas também tem que destruir outro. Será que um dia chegaremos nesse ponto? Fica a reflexão...

    ResponderExcluir