segunda-feira, 19 de novembro de 2012

As características e riscos da Caatinga


Entre os seis biomas existentes no Brasil, apenas um é exclusivamente brasileiro, trata-se da caatinga. Com nome de origem indígena, mais precisamente do tupi, “caa” significa mata, “tinga” significa branca, formando assim, mata branca. O nome é dado pelo motivo de que no período seco, as plantas perdem as folhas, o que não significa dizer que estejam mortas, pelo contrário, esse processo é necessário para sobrevivência delas. Para ter uma vegetação mais viva, mais verde, seriam necessárias apenas chuvas regulares de três semanas seguidas. Com um solo castigado, com recursos naturais bastantes extraídos, e com a grande pobreza que é dominante ao local, essa é a imagem que muitos têm da caatinga. Mas as coisas não são bem assim. Ocupando 10% do território brasileiro, esse bioma possui uma grande biodiversidade. São 510 espécies de aves, representando um terço de todas as aves do Brasil. Além disso, foram registrados 148 espécies de mamíferos, 154 de repetíeis e anfíbios e de 240 peixes. Isso mostra a grande diversidade animal, facilitada pela pluralidade do ambiente, produzindo diversas formas para esses animais sobreviverem. Além disso, a caatinga possui uma flora com plantas totalmente adaptadas ao clima seco, algumas armazenam água, outras buscam em suas raízes captar o máximo de água vinda da chuva.
Porém, o que causa grande preocupação, é a ameaça que esse bioma tem. Para se ter uma ideia, apenas 1 de toda a área da caatinga está protegida, seja por meio privado ou público. Esse dado mostra o quanto essa vegetação é castigada e modificada pelo homem. Grande parte dessa exploração vem do extrativismo pela população, e isso ocorre de uma forma muito acelerada, deixando uma grande preocupação para o futuro. 

Os principais destinos dessa extração são as indústrias, no ramo de cerâmica, ferro, gesso, juntas elas consomem 80% da lenha extraída. Outro setor que bastante utiliza da caatinga, é o setor do comércio, como grandes churrascarias e restaurantes. Sem falar na caça e apreensão de animais silvestres, colocando muitas espécies em extinção. Isso mostra a fragilidade na fiscalização e monitoramento dessas áreas, colocando o risco de desaparecimento. Mas não podemos colocar a culpa somente no governo, é preciso que as pessoas criem uma educação ecológica, e vejam que dependem do bom funcionamento do meio em que vivem para sobreviverem.

Serviço
Para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da caatinga, pode visitar a reserva natural serra das almas, que está localizada em Crateús-CE. Para a visitação, é necessário um aviso prévio, no mínimo 7 dias de antecedência.  Para mais informações, pode-se acessar o site, http://www.acaatinga.org.br/index.php/reserva-natural-serra-das-almas/ , ou ligar para o número, Fone/Fax (88) 3691-8671.
Ewerton Torres Melo – Gerente da Reserva Natural Serra das Almas
Rua Instituto Santa Inês, 658 - Centro – Crateús – CEP.: 63.700-000.

Por: Wilson Lennon

Nenhum comentário:

Postar um comentário