segunda-feira, 12 de novembro de 2012

[Resenha] Filme brasileiro fala sobre saneamento básico


Resenha do filme Saneamento básico que mostra ao povo brasileiro a importância do saneamento básico em uma cidade.



            Saneamento Básico, o filme é um a comédia brasileira de 2007 que foi escrita e dirigida pelo diretor gaúcho Jorge Furtado que é reconhecidamente um dos grandes talentos nacionais. Saneamento Básico não é o seu primeiro filme que fala sobre a questão ambiental, pois ele já fez um curta sobre o assunto chamado Ilha das Flores que fala sobre a vida em um lixão nos arredores de Porto Alegre.
            O filme se passa na cidade fictícia na serra gaúcha de Linha Cristal que é habitada por descendentes de italianos. Na cidade há um problema, pois existe um riacho que recebe o esgoto da cidade por isso há a necessidade da construção de uma fossa séptica para o seu tratamento. Os moradores da cidade se unem em assembleia e elaboram uma carta para o prefeito solicitando que a obra de esgoto possa ser prioridade no orçamento.  Mas descobrem que não há verba para a construção do tratamento de esgoto da cidade, a única verba que existe é para a produção de um filme o que faz com que os moradores tenham a ideia de fazer o filme com a verba reduzida para utilizarem o dinheiro do filme na construção da fossa.
            Durante toda a trama é mostrada a organização social em torno de um problema público que foi deixado de lado pelos governantes. Foi a partir do aumento populacional, da desigualdade social que o problema do saneamento básico surgiu causando a destruição ambiental e a poluição.
            Saneamento Básico é um filme que pode se enquadrar na categoria comédia. Nele, vemos atores familiares que vemos a todo momento na televisão. Jorge Furtado conseguiu elaborar uma obra divertida para abordar a questão ambiental.


Por: Lia Sequeira

2 comentários:

  1. Esse filme é ótimo! Além de engraçado, traz uma crítica à respeito do saneamento básico, fiz um post sobre no meu blog http://aboutbooksandmore.blogspot.com.br/2017/01/cinema-brasileiro-saneamento-basico-o.html

    ResponderExcluir