domingo, 4 de novembro de 2012

Banhistas sofrem com falta de sinalização sobre balneabilidade





Boletins nos jornais e informação no site da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) não têm sido suficiente para alertar a população sobre a balneabilidade. Grande maioria dos banhistas ainda desconhece se as praias estão próprias ou impróprias para banho.

Apesar do trabalho constante do órgão ambiental em medir o índice de qualidade das orlas de Fortaleza, a carência na divulgação tem sido alvo de reclamação por parte de muitos banhistas. Uma saída para o problema seria a implantação de placas na areia da praia, a serem atualizadas periodicamente.

Isto porque grande parte da população desconhece os boletins disponibilizados semanalmente pela Semace. Seja por meio da imprensa de Fortaleza, que publica em espaços curtos dentro do jornal, seja por meio do site oficial. De acordo com a estudante de fisioterapia, Rovenia Torres, as praias costumam ser um ponto de lazer freqüente. Apesar de já ter se banhado em praias consideradas impróprias, afirma nunca ter tido problemas com a poluição. Porém, relata que uma amiga já sofreu com a situação, quando se viu coberta por manchas pretas ao sair do mar.

Quem se pergunta de onde vem toda essa poluição, muitas vezes nem imagina que a sujeira levada para o mar pode ser proveniente até mesmo de esgotos ilegais implantados pela população. A maior parte dela vem de galerias que, originalmente, serviam para escorrer para o mar a água da chuva.

 - Hamlet Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário