segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"O Sangue do mundo", de Catherine Clément



O Sangue do Mundo” de Catherine Clement

"... o homem é um ser vivo que não é mais, na verdade nunca foi, o dono da natureza." (Citação: O Sangue do mundo)

Catherine Clement começou um livro de romance chamado de “A viagem de Theo”, que conta a história de uma adolescente na qual tinha uma doença grave e que por ventura acompanhou a sua tia em uma incrível viagem pelo mundo. Através dessa volta ao mundo o jovem passa a conhecer diversas religiões e como elas funcionam em cada lugar que ele vai.

Em “O sangue do mundo”, Theo que agora já é um adulto resolve interessar-se por causas ecológicas.  E é assim que Theo vai lutar pela preservação do meio ambiente, a favor dos seres vivos, a favor de uma melhoria na vida das pessoas.

O livro fala sobre os temas que vem sendo muito abordados por especialistas no assunto, como: aquecimento e cansaço da terra, dos mares, das florestas. Com o passar da viagem, Theo se encontra cada vez mais decepcionado com a humanidade e mais desesperado em achar a cura de sua tia que está doente.

Uma de suas grandes revoltas que pode-se destacar é quando ele briga com sua tia, e diz que quem governa o mundo é somente os Estados Unidos. O que apesar de muitas pessoas venerarem este país por seu uma grande potencia, não percebem o quanto ele é culpado por estragos no meio ambiente.
Theo comenta para a sua tia que ele é o culpado por querer destruir a ONU, por não doar dinheiro para países pobres, já que ele é tão retratado como potencia. Ele não comenta só dos Estados Unidos, mas também dos países de alguns países europeus.

O que é interessante, é que o livro foi lançado em 1998, um pouco antes de para nós aqui no Brasil passarmos nos preocupar com o meio ambiente. Enquanto em outros países isso era (E ainda é) bastante explorado, é que nós vemos o quanto o nosso país ainda é despreparado para tanta estrutura e preocupação com o meio ambiente.  O Brasil apesar por ser atrasado, não tem uma luta pela conscientização como os outros países. O Brasil é o segundo país (perde para a China), com maiores áreas devastadas em todo o mundo.
Apesar dos problemas do Brasil em relação ao meio ambiente, outros cantos devem melhorar, pois ainda há perda da biodiversidade,  
degradação dos solos, escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas, poluição do ar nos grandes centros urbanos, entre tantos outros problemas.
 





Renata Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário