quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Meio Ambiente em pauta: filmes





Uma Verdade Inconveniente (filmedirigido por Davis Guggenheim tem como protagonista Al Gore, Democrata e ex-vice-presidente durante a administração de Bill Clinton, entre 1993 e 2001.


É um documentário, onde Gore, atribuia constância de furacões, secas, enchentes, pragas e epidemias ao desequilíbrio ambiental, causado pelo excesso de dióxido de carbono na atmosfera terrestre.


O filme mostra o Democrata em suas palestras, onde expõem dados factuais de que o clima vem apresentando mudanças anormais de comportamento, propiciando o derretimento das geleiras das montanhas e das calotas polares e o aumento do nível dos oceanos.




Partindo para a linha ficção  apocalíptica O Dia em que a Terra Parou de Scott Derrickson, rodado em 2008 (trailer), apresenta  Klaatu (Keanu Reeves), um alienígena portando um ultimato: se os humanos não pararem de destruir o planeta a raça humana será eliminada.

 O filme de 2008 foi um “remake modificado” do filme rodado em 1951, realizado por Robert Wis.




Na linha catástrofes O Dia depois de Amanhã (trailer) parece ser as previsões de Al Gore, cinematograficamente exageradas. O Filme mostra mudanças repentinas no clima do planeta que desencadeiam o surgimento de super furacões.




Em Avatar (trailer) dirigido por James Cameron (que visitou a Amazônia brasileira para defender as causas indígenas) fica evidente a atuação da lógica do mercado no impacto do meio ambiente. Quando uma empresa resolve explorar recursos minerais em uma lua alienígena.

Luiz Carlos Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário