quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arena Castelão Sustentável


Arena Castelão Sustentável

Arena Castelão, primeiro estádio a ser entregue para copa do mundo e copa das confederações com sustentabilidade.




Arena Castelão Sustentável,  é exemplo do estádio mais adiantado de todas para copa das confederações e copa do mundo de 2014 usando a consciência de preservar e ajudar o meio ambiente. Ações de sustentabilidade ambiental estão sendo adotadas em todas as fases do projeto da Arena Castelão, desde o canteiro de obras até a escolha dos equipamentos que estão sendo instalados na estrutura do estádio. Nesse caminho, o Castelão está próximo de conseguir a certificação Leed, espécie de Selo Verde concedido pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes. O Leed,é um protocolo de avaliação e certificação conhecido e aceito internacionalmente. Na prática, é usado um sistema de pontuação para avaliar se a construção segue uma proposta de sustentabilidade.

Sítios Sustentáveis: Ações de prevenção da poluição causada pela obra
- Proteção das bocas de lobo para reter os detritos e não obstruir a tubulação da rede pluvial municipal.
- Bacias de decantação (caixa de coleta) retêm os efluentes da água da chuva por um período de tempo mais alargado, permitindo a homogeneização da fase líquida e a remoção de alguns compostos por decantação.
- Localizado na saída da obra, o lava-rodas evita que os sedimentos presos nas rodas dos caminhões sujem as vias públicas.
- Tapumes bem fixados no solo contribuem para manter os sedimentos dentro do perímetro da obra.
- Aspersão de água com carros pipa ajudam a diminuir a poeira em suspensão na obra, melhorando a qualidade do ar.
- Local de lava-bicas para os caminhões betoneiras a fim de evitar contaminação do solo pela água resultante da lavagem desses veículos.

Consumo eficiente de água: Preservação dos mananciais de água potável
- Preservação dos mananciais de água potável
- Na Secretaria de Esporte foram instaladas descargas de duplo acionamento (com a opção de descarga de 3 e 6l no mesmo componente) que gera também uma redução no consumo de água.
- Uso de torneiras de fechamento automático, diminui a possibilidade de vazamentos e contribui para o uso racional da água potável no estádio.
- Instalação de um sistema de esgoto à vácuo no Estádio ocasionando a diminuição do consumo de água e preservação dos mananciais, bem como redução do volume de esgoto gerado.

 Energia e Atmosfera: Melhor desempenho energético
- Os sistemas de ar-condicionado (água gelada, splits eficientes e Fluxo de Refrigerante Variável -VRF) projetados para o Estádio e Secretaria do Esporte são altamente eficientes e, ao demandar menos da nossa matriz energética, possibilita a preservação das reservas ecológicas.
- A iluminação é feita com lâmpadas eficientes tanto no Estádio quanto na Secretaria de Esportes que além de menor consumo energético possuem maior vida útil. Quanto maior a durabilidade, menor é a necessidade de produtos de reposição ou de manutenção, menor será a quantidade de resíduos.
- Automação para desligamento programado de ar-condicionado e iluminação de algumas áreas
- Todos os sistemas de instalações serão comissionados com o objetivo de determinar os padrões eficientes e garantir sua correta montagem e uso.

Materiais e Recursos: Preocupação com o ciclo de vida dos materiais usados
- Todos os materiais permanentes em madeira do projeto possuem o selo 100% FSC. Esse é um selo internacional e aprovado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal que garante a origem de florestas de manejo.
- Os resíduos são separados desde a sua geração em contêineres de coleta seletiva. Tudo que pode ser reutilizado ou reciclado ajuda a garantir a meta de não enviar para aterros sanitários ou industriais 75% dos resíduos gerados pela obra.
- Reciclagem do material da demolição de parte do estádio foi feito dentro da própria obra com uma recicladora de concreto. O material foi usado como sub-base do estacionamento.
- Tratamento da água proveniente da lavagem dos pincéis para diminuição da quantidade de resíduo perigoso.

Qualidade do Ar Interno: Gerenciamento do ar interno durante a construção
- Proteção dos dutos durante a construção da obra para evitar o acúmulo de poeira que seria jogado no ambiente após seu acionamento.
- Uso de lixadeiras com aspirador para diminuir a quantidade de partículas suspensas na construção.
Renovação do ar dos ambientes ocupados
- Renovação de ar do ambiente é maximizada. Todos os projetos atendem às taxas de vazão de ar externo seguindo a norma americana ASHRAE 62.1 e da brasileira ANVISA.
- Uso de materiais de baixa emissão
- Uso tintas, colas, selantes e pisos com baixos COVs (compostos orgânicos voláteis), garantindo a qualidade do ar nos ambientes tanto durante sua aplicação quanto ocupação.
Controle dos sistemas por parte dos usuários
- Em escritórios, como é o caso da Secretaria de Esportes, a produtividade dos ocupantes é melhorada quando o projeto provê controles de iluminação para pelo menos 90% dos ocupantes ou em cada ambiente multi-usuário.
- Em escritórios, como é o caso da Secretaria de Esportes, pelo projeto 50% dos ocupantes têm controle individual sobre o conforto térmico de seus espaços, podendo ajustar temperatura, velocidade do ar ou umidade.

Segundo o Governo do estado, essa é a forma de fazer uma reforma aproveitando a história passada do antigo estádio. "Vejo com orgulho um estádio desse porte ter a sustentabilidade pelo meio. Essa é forma de trazer a modernidade sem prejudica a população." Afirma Ferruccio Feitosa. Segundo o ministro do esporte Aldo Rebelo, a inauguração da Arena Castelão será entregue no dia 18 ou 19 de dezembro. Essa demora  é por canta da presença exclusiva da presidenta Dilma Rousseff, pois o estádio será o primeiro e exclusivo a ser entregue dentro do cronograma e por ser um estádio sustentável, servindo de exemplo para estádio futuros para grande eventos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário