segunda-feira, 19 de novembro de 2012



Fontes da Unifor estão sujas                                                                                  
 De acordo com responsável pela limpeza dos aparelhos, a retirada de resíduos é feita diariamente.Lavagem de todas as fontes demora 58 dias
                                                                                                                                                          O campus da Universidade de Fortaleza (Unifor) notabiliza-se pela vastidão de jardins, esculturas plásticas e por suas 58 fontes espalhadas entre as praças e o Parque Desportivo. As estruturas que encantam a comunidade da Unifor, esculpidas e importadas do interior da Itália, vêm passando por um processo de acúmulo de lixo. Na superfície das águas é possível perceber embalagens de produtos comestíveis, sacos plásticos de tamanhos diversos e até panfletos publicitários.

O Chefe do Departamento Hidráulico da Unifor, Heráclito Costa, explica que, pela quantidade de fontes, a equipe limpa regularmente os equipamentos, mas somente uma por dia. “Demora-se quase dois meses para a limpeza de todas as fontes, por isso nós resolvemos limpar uma por dia. Em meia hora está lavada. O problema da sujeira existe e nós tentamos manter o máximo possível as fontes limpas”, esclarecendo ainda que a água nova vem da lagoa, antes de pôr cloro “para matar bactérias e colifórmios fecais”.

Heráclito afirma que o mau cheiro não se restringe a decomposição de lixo nas fontes. “A água também exala um mau cheiro, infelizmente. A lagoa é intermitente, e, nos períodos em que o nível dela está baixo, a água retirada de lá vem suja. Nas fontes mais sujas colocamos água da Cagece mesmo”. De acordo com o chefe da parte hidráulica, a cada fonte são retirados 36.400 litros de água da lagoa.

Os estudantes lamentam a situação. “É um descaso com uma coisa tão linda como essas fontes. Os estudantes deveriam ter mais respeito com o patrimônio da universidade”, queixa-se Mateus Barros, estudante de Direito no turno da manhã.

Conscientização
As fontes não garantem somente uma estética agradável às praças da universidade. “Definitivamente não é só beleza. Elas servem para refrigerar o clima e troná-lo mais ameno. Certamente, sem as quais estaria bem quente esse campus”, elucida Heráclito.

 
Tramita nas reuniões do departamento um projeto que visa atentar a comunidade aos males de se jogar lixo nas águas das fontes. “pretendemos colocar em pontos de grande aglomeração cartazes advertindo contra a falta de educação. Conscientizarmos os alunos de que isso é um desrespeito a Unifor, a natureza e a outros alunos que admiram a paisagem do campus”.







Jefferson Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário