segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novo Sistema de Coleta de Lixo


Fortaleza é a 2ª cidade no País a implantar o sistema moderno de armazenamento de lixo

Sara Sousa

Equipamento sendo instalado em Fortaleza

Conteiner em São Paulo

      A cidade de Fortaleza se moderniza, a novidade da vez é a implantação de’ bigtainers’ subterrâneos para o armazenamento do lixo. A Capital cearense é a segunda cidade do país a usar a containerização subterrêna, o valor do investimento é de R$ 2,5 milhões. São Paulo já tem os primeiros containeres soterrados. Em Fortaleza, o projeto da administração da prefeita Luizianne Lins, prevê a implantação de 20 ecotaineres que deverão ser implantados em nove pontos da Avenida Beira-Mar, região que, segundo a Ecofor, produz 40 toneladas de lixo por dia. O Centro gera 60 toneladas diariamente, a Praça do Ferreira e a Praça Murilo Borges já tiveram os contêineres construídos, além delas, a Praça José de Alencar terá o equipamento instalado até o final do ano.
       O contêiner funciona da seguinte maneira, ele é instalado no subsolo e possui capacidade de armazenar até 1.100 litros em seu interior, na parte superior, ou seja, na calçada, as lixeiras ficam expostas para as pessoas depositarem os resíduos através de pequenas aberturas, quando o caminhão que faz a coleta do lixo for recolher os resíduos o equipamento possui um elevador que levanta o contêiner e o lixo poderá ser retirado pelos garis.
    O trabalho vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em parceria com a  Ecofor Ambiental. A segunda etapa do projeto, é a instalação do “ecotainer” na Praia de Iracema e Beira-Mar, bairros de grande demanda de lixo.
      As vantagens da obra são a praticidade na hora da coleta, e o fato de as vias públicas ganharem  mais espaço, pois aos poucos, os contêineres tradicionais serão removidos dos grandes centros urbanos. Além disso, o problema com o mau cheiro do lixo será minimizado e a obra em si não trás prejuízos ao meio ambiente, é uma construção responsável que vem dando certo em grandes cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário