sexta-feira, 16 de novembro de 2012

[Selo ambiental] Rótulos ambientais são vistos como vantagem por empresas


Empresas passam a utilizar rótulos ambientais para ter mais vantagem competitiva no mercado.
As empresas passaram a reconhecer as preocupações ambientais como uma forma de obter vantagem competitiva no mercado. Diversas declarações e rótulos ambientais começaram a surgir em vários produtos e serviços no mercado o que fez com despertasse nos consumidores um interesse em reduzir os impactos ambientais. A variedade de rótulos ambientais faz com que existam dúvidas entre os consumidores, pois eles não sabem qual produto tem um rótulo verdadeiramente ambiental já que as declarações das empresas podem não garantir para seus consumidores que seu produto é realmente ambientalmente correto.
            Com essa proliferação de rótulos e selos ambientais no mercado viu-se a necessidade de criar padrões e regras para o seu uso adequado, que é a Organização Internacional de Normalização, a ISO, que desenvolveu normas para a rotulagem ambiental.

             Mas antes de explicar como é feita a rotulagem ambiental é necessário saber o que é esse mecanismo. A rotulagem ambiental é uma forma de comunicação como mercado sobre os aspectos ambientais do produto ou serviço com o objetivo de diferenciá-lo dos outros. Ela é feita por meio de símbolos, marcas, textos ou gráficos.
            Para se fazer a rotulagem ambiental um dos principais pontos é o ciclo de vida daquele produto o que faz com que o rótulo seja ecológico ou de processo participativo. O rótulo ecológico são aqueles que são acompanhados pelo ISO, que foram aprovados como ecologicamente corretos. Os do processo participativos são aqueles que as empresas que participam do seu ciclo de vida é que os colocam com produtos corretos ecologicamente.
            Os selos ambientais criados pelas próprias empresas são diferentes dos que são autorizados pelo ISO que são:
Fique atento aos selos para não comprar algo com selo falso.


Por: Lia Sequeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário