quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Transforme seu lixo orgânico em adubo


O processo chamado de compostagem, pode oferecer ao solo um material rico em nutrientes e ajuda a reduzir a quantidade de lixo que vai diariamente para os aterros e ou lixões das cidades.

O conjunto procedimentos realizados para regular a decomposição de materiais orgânicos, resultando na obtenção de um material estável, rico em nutrientes e minerais que podem ser utilizados como um excelente adubo para as plantas de nossas casas é um hábito super simples de adoção e de conscientização.
A primeira fase é de decomposição, quando a temperatura interna do material que está na composteira pode chegar a 70°C. Isso dura cerca de 15 dias, no caso da compostagem doméstica. Após este período você pode recolher o chorume e utilizá-lo como adubo para as plantas. Quer aprender? Veja como é simples e adote novos hábitos
sustentáveis.

  
Passos para realizar a Compostagem:

1 - Você precisa de um recipiente para colocar o material orgânico. Um balde, uma lata ou um pote de sorvete podem ser úteis.
2- Fure o fundo do recipiente, manualmente, variando o tamanho dos buracos. (Por eles é que vão passar o chorume – líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição)
3- Embaixo do recipiente no qual você vai colocar o material orgânico, deve haver outro que vai “recolher” o chorume. Pode ser uma bacia mais rasa, por exemplo.
4-  Lixo Orgânico - Quanto menor estiver o material que você colocar (tanto o seco quanto o úmido), melhor. Comece com uma camada de material seco, depois coloque o material úmido. Depois coloque outra camada de material seco, umedeça-o um pouco e continue o processo. É importante que a última camada (a que vai ficar exposta) seja sempre seca, para evitar mau cheiro. Uma opção é colocar cal virgem por cima. Outro detalhe essencial é: não tampe a composteira, pois o material orgânico não pode ficar abafado.


O que você pode utilizar:
- Filtro de café usado;
- Borra de café;
- Cascas de frutas;
- Sobras de verduras e legumes;
- Iogurte;

O que você não pode utilizar:
- Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite… qualquer tipo de tempero;
- Frutas cítricas em excesso, por causa da acidez;
- Esterco de animais domésticos, como gato e cachorro;
- Madeiras envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, plásticos, papel plastificado;
- Cinzas de cigarro e carvão;
- Gorduras animais (como restos de carnes);
- Papel de revista e impressos coloridos, por causa da tinta.

Assista o vídeo, tire suas dúvidas e adote hábitos sustentáveis:



                                                                                                                                          Jéssica Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário