quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Orgânicos ou tradicionais?


Após revisar 237 pesquisas, estudiosos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, concluíram que o investimento em alimentos orgânicos pode não valer a pena. Eles indicaram que não identificaram, na maioria dos casos, diferenças significativas na concentração de vitaminas e afins.

O estudo apresentado é cheio de contradições. Por isso, abrindo mão delas um pouco um artigo recente indica que os alimentos cultivados de acordo com o sistema orgânico tendem a apresentar níveis superiores de fitoquímicos. E esses compostos bioativos têm ação antioxidante, ou seja, são capazes de combater radicais livres e, consequentemente, evitar males que vão desde câncer até doenças cardiovasculares.
No entanto, os pesticidas são desenvolvidos para atacar organismos vivos em geral. Portanto, não afetam apenas as pragas, a triste realidade é que também estamos sob sua mira. Isso é bastante plausível porque o vegetal sem agrotóxicos precisa acionar seu mecanismo natural de defesa o tempo inteiro para se proteger de seus inimigos. Esse processo, por sua vez, estimula a fabricação dos aclamados fitoquímicos. Na revisão americana, outro destaque ficou por conta da comparação entre os níveis de agrotóxicos encontrados nos alimentos orgânicos e nos convencionais. No geral, os primeiros se mostraram menos propensos à contaminação por pesticidas.
O perigo cresce quando a exposição a essas substâncias acontece dia após dia. Situação que, convenhamos, não é improvável de acontecer, é só basta pensar nas frutas do café da manhã, nas folhas do almoço, nos legumes da sopa servida no jantar e outros. Mesmo que haja estudos e contradições entre os nutricionistas a escolha é sua, aliás, nossa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário