quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SECA NO CEARÁ, DESESPERO NO PAPARA


SECA NO CEARÁ






Sem solução, moradores que dependem da chuva, rezam pelo milagre para sobreviver.No Ceará, a pior estiagem em mais de uma década prejudica agricultores. As lavouras de milho e feijão são as mais afetadas pela seca. Mais de 30 municípios cearenses já solicitaram a antecipação da liberação dos recursos do Garantia Safra, seguro do Governo Federal que, geralmente, só é pago no fim do ano. Pela situação que o Nordeste enfrenta, o governo trabalho forte para isso.

Os municípios negociam com o Ministério do Desenvolvimento Agrário a liberação dos recursos em agosto. O Governo Safra é a alternativa de renda para centenas de famílias que dependem da produção agrícola no Ceará. Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), 36 municípios da região norte do estado estão cadastrados para receber as parcelas, o que deve auxiliar mais de 35 mil agricultores até o próximo período de chuvas. Até lá, a estiagem castiga os sertanejos. Os reservatórios estão secando, resultado das chuvas bem abaixo da média. A falta de chuva tem deixado o gado sem pasto, comprometendo toda a cadeia produtiva agropastoril cearense.


Com criação de gado e acerola, o fazendeiro Rogaciano Marçal que mora no distrito de Papara próximo de Maranguape, fala em sacrificar uma das suas maiores fonte de criação. “A situação é critica hoje, o carro pipa não da à solução para darmos continuidade na criação de gato e acerola.” Afirma o morador. Tendo uma parte do açude Papara, o fazendeiro fala que o nível do açude está baixando e isso pode agravar a situação. “Antigamente, sempre falava que esse açude nunca ia secar. Hoje, digo que somos nós moradores da região que estamos secando com essa seca. Todo mundo está em desespero.” Completa o fazendeiro. Sem tem o que fazer, moradores da região agora viabilizam uma única solução, rezar para o período da chuva se antecipar, período esse sem data marcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário