quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fortaleza sem água?


Bruna Feijó 

Em todo o Nordeste 1.196 municípios estão em situação de emergência por conta da pior seca dos últimos 40 anos. No Ceará são mais de 100 municípios em estado crítico. Pode parecer meio distante, mas nesta quinta-feira (16/11) pode-se perceber como é difícil ficar sem o abastecimento de água.
Estação de Tratamento de Água (ETA) do Gavião


A Companhia de Água e esgoto do Ceará (Cagece) suspendeu neste feriado o abastecimento de água de mais de dois milhões de pessoas, pois a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Gavião, açude com capacidade de dez mil litros de água tratada por segundo que abastece Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Eusébio, precisou de um trabalho de manutenção para não correr o risco de problemas maiores. 







Neste ano, a manutenção será feita em pelo menos dois pontos: a troca de uma válvula e também a manutenção de uma das adutoras, sendo substituída por outra mais resistente,  pois grande parte dos equipamento têm mais de 30 anos. Tudo será fiscalizado e o serviço será feito de 6 horas às 18 horas.

Muitos moradores reclamam que, mesmo depois das 18 horas, a água ainda não voltou completamente, mas isso aconteceu porque, segundo a Cagece, a normalização será feita de forma gradual, conforme a distribuição de água restabelecida.

Ainda de acordo com a companhia, na maior parte dos locais a água deve retornar na sexta-feira (16), mas nos bairros onde há problema na pressão das bombas de água, o abastecimento deve voltar depois de sete dias. Em Fortaleza, os bairros onde a água deve demorar a retornar são:



Qual a solução? Reservar água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário