quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Rio +20 e "O Futuro que Queremos"


Após decisão das delegações dos 188 Estados-Membros presentes na Rio+20, o documento "O Futuro que Queremos" foi aprovado, refletindo a concordância de esforços multilaterais

                                             
            O documento final apresentado no final da Conferência Rio+20 forneceu uma firme fundação para um bem-estar social, econômico e ambiental. "O Futuro que Queremos" apresenta um acordo  sobre a criação de objetivos de desenvolvimento sustentável, trazendo um plano de dez anos para produção e consumo sustentáveis, a importância das questões de gênero, do direito a água e comida, além da urgência em se combater a pobreza.O documento se trata de um conjunto de metas que visa substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a partir de 2015, incorporando critérios socioambientais. A proposta das metas será feita em 2013, após sua definição por um comitê técnico designado pela ONU.
            A Rio+20 teve seus aspectos positivos e negativos, apesar de para muitos críticos ter sido uma Conferência sem resultados surpreendentes, ela mobilizou a sociedade civil, governos, bancos multilaterais e setores privados, onde todos assumiram, voluntariamente, quase 700 compromissos, representando centenas de bilhões de dólares.Em coletiva de imprensa pouco antes do encerramento da Conferência, a Presidenta Dilma Rousseff lamentou o fato de ainda ser preciso avançar em temas como o financiamento para o desenvolvimento sustentável, mas destacou o multilateralismo como uma das principais conquistas da Rio+20. Como destaque da Conferência, foi anunciado o aumento do financiamento do Brasil e da China para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em torno de 6 milhões de dólares, além de ajuda de 10 milhões de dólares para países africanos e pequenas ilhas. As propostas seguirão ainda para o Congresso Nacional.

Jéssica Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário