segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Baía da Babitonga, primeira Reserva de Fauna brasileira

Foto: Divulgação
 De acordo com o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a Reserva de Fauna é uma UC, ou seja, uma Unidade de Conservação, área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para um estudo técnico-científico a respeito do manejo econômico e sustentável dos recursos faunísticos.

No Brasil, a primeira Reserva de Fauna localiza-se em Santa Catarina. Desde 2007, ano de sua criação, a baía da Babitonga é prioridade na preservação ambiental, devido à sua rica biodiversidade, com bosques de manguezais e fauna abundante. Entretanto, essa área, que teoricamente era para ser conservada sofre degradação. Devido à ocupação humana ao longo dos anos, há poluição das águas por efluentes (esgotos) industriais e domésticos, e assoreamento (preenchimento da baía com depósitos de terra), devido ao  desmatamento, à pesca e caça predatórias e clandestinas, à ocupação ilegal, às obras mal-dimensionadas e aos aterros.

Por Glauber Peixoto

4 comentários:

  1. Muito boa a matéria!
    Demorei muito para achar alguma coisa sobre um REF.

    ResponderExcluir
  2. Olá, por favor alguém poderia me informar se essa é a unica Reserva de Fauna (RF) do Brasil?

    ResponderExcluir
  3. A maior destruição da babitonga eu ainda acho que é o fechamento do canal do linguado em 1935 tenho 26 anos e ainda quero vê o linguado reaberto

    ResponderExcluir
  4. Um levantamento realizado pelo Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, mostrou que em seus oito anos de existência, as pesquisas científicas e monitoramento de fauna e flora já registraram 1.765 espécies na área, localizada no Vale do Ribeira paulista. Deste total, 809 são espécies animais e, neste mesmo grupo, 50 estão ameaçadas de extinção. Os números também chamam a atenção para a diversidade de aves, são 296 espécies catalogadas no local, o que representa 40% de toda a avifauna do Estado de São Paulo. Já na flora, a lista conta com 956 espécies, sendo 9 ameaçadas.

    ResponderExcluir