quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Reforma de estádio natalense usava areia de dunas protegidas

A Construtora Luiz Costa e a JC Oliveira Mineração, ambas responsáveis pela construção da Arena das Dunas (estádio-sede de Natal na Copa de 2014) foram flagradas retirando areia e despejando entulho nas Dunas de Genipabu, que é uma Area de Proteção Ambiental. A denúncia foi feita pelo vereador Fernando Lucena, em um post no seu blog.



Mesmo depois de ter o pedido de uso da área negado pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Meio Ambiente (Idema-RN) em 25 de agosto desse ano, a empresa J.C. Oliveira obteve um mandado de segurança para continuar extraindo argila, areia e saibro em uma área de 2,26 hectares na cidade de Extremoz.

O diretor técnico do Idema, Jamir Fernandes, informou na semana passada que a mineradora tinha obtido uma licença para escavar no local em 2007, mas ela deixou de ter amparo legal com a criação da Área de Proteção Ambiental em agosto de 2009. Na época, o Idema emitiu uma licença ambiental onde a mineradora se comprometeu a tapar o buraco com restos de construção, cobrir com uma camada de solo e replantar a vegetação, mas essa licença venceu no dia 10 desse mês.

O jornal potiguar Tribuna do Norte publicou fotos que provam as denúncias, mostrando a dimensão do buraco, escavadeiras trabalhando e caminhões levando areia e trazendo entulhos. E o jornal do Meio Dia da Global foi apurar gravou uma extensa matéria sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário