domingo, 13 de novembro de 2011

Água: um bem essencial e ameaçado


O desperdício ameaça as reservas de água do planeta. Crédito: Maurício de Souza

A essencialidade da água para a vida humana vai muito além do sentido biológico, precisamos dela para a produção de alimentos, para a higiene pessoal, para a manutenção da limpeza de nossos bens e habitações e, principalmente, para a agricultura (responsável pelo consumo de 70% de toda a água consumida no planeta).
Por isso, a falta de água no mundo constituiria uma crise sem precedentes na história da humanidade. As reservas de água potável estão diminuindo em um ritmo que torna essa uma ameaça real. O desperdício, o aumento crescente do consumo, a má distribuição e a poluição são as principais causas da iminência de uma “crise da falta d’água”. Se continuarmos com o ritmo atual de crescimento demográfico e não estabelecermos um consumo sustentável, o consumo humano poderá chegar a 90% da água do planeta em 2025, segundo estimativas da UNESCO.
O Brasil, que abriga 13,7% da água doce do mundo, é um exemplo de desperdício: de 20 a 60% da água tratada para consumo no nosso país se perde na distribuição por causa das condições de conservação das redes de abastecimento. Também não somos um bom exemplo no tratamento do nosso esgoto: apenas 25% dele é tratado, sendo o restante despejado sem nenhum tipo de tratamento nos rios ou no mar.
Para evitar uma crise mundial pela falta de água, medidas urgentes de redução de consumo e desperdício precisam ser tomadas, envolvendo a utilização da água em todas as esferas: na doméstica, na produção agrícola e industrial e nos sistemas de abastecimento. Além disso, precisamos tratar seriamente o nosso esgoto e investir no tratamento adequado de resíduos e no saneamento básico.
Juliana Abrantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário