segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Marina Silva alerta para possibilidade de um "armagedon ambiental"

A ex-senadora e ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, participou do II Fórum Global de Sustentabilidade no festival SWU no domingo passado, onde debateu sobre crises ambientais e políticas de sustentabilidade.

Marina chamou atenção que apesar da crise global se alastrar por diversos campos (que ela dividiu em social, econômico, ético, ambiental e moral), as crises econômicas são tratadas rapidamente com bilhões de dólares enquanto as crises ambientais não recebem o mesmo tipo urgência. Ela alertou que "perdemos mil vezes mais biodiversidade do que há 50 anos" e chamou o aquecimento global de "armagedon ambiental".

As críticas mais diretas foram para à reforma proposta ao código florestal, considerada uma "anistia" aos desmatadores e um incentivo à corrupção. “Se o Brasil aprovar essa anistia, não vai ter cara de receber ninguém na Rio+20”, disse Marina, lembrando da conferência da ONU que acontecerá no país em janeiro de 2012.

A revista Veja ironizou a participação da ex-senadora chamando sua fala de "pregação ambiental" no título da matéria, que preferiu destacar o lado pessoal da passagem de Marina e sua filha pelo festival, sem muitas preocupações com as questões ambientais tratadas.

A seguir, um vídeo com uma parte do debate gravado na platéia do SWU:

Nenhum comentário:

Postar um comentário