segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Energias Renováveis: a solução limpa para o aumento da demanda mundial


A Alemanha anunciou recentemente o desligamento de todas as suas usinas nucleares até 2022 e o plano de redução do uso de energia no país em 10% até 2020. Uma iniciativa louvável e que deveria representar uma tendência mundial de conscientização a ser seguida pelas outras nações do planeta, principalmente as desenvolvidas com alto consumo de energia.
Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), o mundo precisará gastar 1,5 trilhão de dólares por ano para atender ao aumento da demanda de energia até 2035.  Desse investimento, 10 trilhões de dólares devem ir para o petróleo e 9,5 trilhões para o gás, fontes não renováveis de energia, que podem se esgotar rapidamente e que exigem constantemente a exploração de novos locais, o que acaba custando caro.
As grandes nações passaram a investir em energia nuclear, numa ostentação também de poder nuclear e tecnológico; um tipo de energia extremamente perigoso, que deixa resíduos tóxicos no ambiente que se acumulam por várias gerações representando risco por sua radioatividade. Além disso, a produção de gases de estufa de uma usina nuclear comum é de 3 a 6 vezes maior se comparada com a energia hídrica ou  eólica, que são energias renováveis, limpas e seguras. Para justificar a decisão do seu país de fechar essas usinas, a chanceler alemã Angela Merkel argumentou o seguinte: “Queremos que a eletricidade do futuro seja segura e, ao mesmo tempo, confiável e econômica.” Características condizentes com as fontes renováveis de energia e totalmente contrárias à energia nuclear.
Quando as reservas de urânio, petróleo e gás natural acabarem, o que deve acontecer num futuro próximo, a humanidade terá que recorrer às energias renováveis para suprir suas necessidades energéticas. Então, por que não fazê-lo agora? É perfeitamente viável. Estima-se que até 2050 já será possível disponibilizar mais energia a partir das fontes de energia renováveis do que a consumida atualmente pela população mundial. O Brasil é um exemplo positivo de uso de energias limpas, utilizando 45% de fontes renováveis em suas matrizes energéticas, e com os recursos naturais de que dispomos podemos melhorar muito mais nosso potencial energético, basta conscientização e investimentos.
Energia eólica, um exemplo de energia renovável. Crédito: http://salacristinageo.blogspot.com/2011/07/energia-eolica-no-brasil.html

Juliana Abrantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário