terça-feira, 8 de novembro de 2011

Os parques nacionais do Ceará que encantam o mundo

Parque Nacional é uma área de conservação, normalmente de propriedade estatal, que tem como objetivo a preservação do meio-ambiente, possibilitando a realização de pesquisas, atividades relacionadas à educação e turismo ecológico. No Brasil, além de parques nacionais existem, parques estaduais e municipais. Esses três tipos integram o Sistema Nacional de Unidade e Conservação, o SNUC. Essas unidades são coordenadas pela autarquia federal ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, criado em 2007.

Atualmente, existem setenta parques nacionais reconhecidos pelo SNUC espalhados pelo nosso país. Sendo dois localizados no Ceará, o Parque Nacional de Jericoacoara e o Parque Nacional de Ubajara.

                                   (Foto de uma área formado por dunas e lagoas em Jericoacoara)

O Parque Nacional de Jericoacoara é localizado nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral leste do Ceará. Possui uma área de 8.500 hectares. O perímetro do parque é de 49.929,4 metros. A criação do parque tem como objetivo proteger e preservar os recursos naturais da área abrangida e possibilitar o uso controlado para passeios turísticos e pesquisas científicas. Eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo, pelo Washington Post, quase dez anos depois de ter sido descoberta pelo turismo, quando era apenas uma pequena vila de pescadores cercada por imensas dunas. O acesso ao parque deixa o passeio ainda mais emocionante, pois devido a uma lei de preservação que proíbe a construção de estradas num raio de 15 km, só é possível chegar em Jericoacoara através de veículos quatro por quatro. O governo do estado do Ceará está construindo um aeroporto no município de Jijoca de Jericoacoara, o que vai facilitar a entrada dos turistas que preferem uma viagem sem muitas emoções.



O Parque Nacional de Ubajara é conhecido pela sua enorme gruta e o teleférico. Localizado no município de Ubajara, na serra da Ibiapaba. Possui uma área de 6.229 hectares. O perímetro do parque é de 63.604,23 metros. O objetivo principal é proteger uma pequena amostra da Floresta Subcaducifólia Tropical, encontrada em serra úmida em região semi-árida, e sua transição até atingir a Caatinga.

O estado do Ceará é privilegiado por possuir dois parques nacionais que são reconhecidos mundialmente pela sua beleza natural, mas para continuar usufruindo dessas áreas no turismo e nas pesquisas, é necessário conscientizar os turistas, nativos para preservar e conservar esses locais, para que sejam visitados por futuras gerações.


Por: Rafael Meyer de Oliveira Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário