segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Biodiversidade do "pulmão do mundo"

A Amazônia e um estado de dimensões continentais e possui a maior biodiversidade do planeta tanto em termos de espécies habitando a região como um todo, como coexistindo em um mesmo ponto . Entretanto, apesar da Amazônia ser a região de maior biodiversidade do planeta, apenas uma fração dessa biodiversidade é conhecida.

So para vocÊ ter ideia do tamanho da biodiversidade dessa Região a flora compreende aproximadamente 30.000 espécies, cerca de 10% das plantas de todo o planeta. São cerca de 5.000 espécies de árvores (maiores que 15cm de diâmetro), enquanto na América do Norte existem cerca de 650 espécies de árvores. A diversidade de árvores varia entre 40 e 300 espécies diferentes por hectare, enquanto na América do Norte varia entre 4 a 25.

As ameaças de degradação avançam em ritmo acelerado. Os dados oficiais, elaborados pelo Inpe, sobre o desmatamento na região mostram que ele é extremamente alto e está crescendo. Já foram eliminados cerca de 570 mil km2 de florestas na região, uma área equivalente à superfície da França, e a média anual dos últimos sete anos é da ordem de 17,6 mil quilômetros quadrados. Mantida esta taxa, em pouco mais de 30 anos será dobrada a área que levou 500 anos para ser eliminada.

Postado por Roberto Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário