sábado, 12 de novembro de 2011

Água: economizar para um mundo melhor

Um consumo inteligente de água é indispensável para que sempre possamos usufruir desse bem natural. E você, sabe como agir?


A maior parte da água doce no mundo está concentrada em apenas 19 países. O Brasil, embora seja privilegiado por possuir 13,7% de toda a reserva de água doce do planeta, sofre com o problema da concentração desigual dos mananciais: 70% de toda a água do país se encontra na região norte. O consumo desse recurso se divide da seguinte forma: 59% são destinados à agricultura, 22% são de uso domestico e 19% de uso industrial. Para nós, consumidores, o uso está diretamente ligado ao desperdício. A poluição ambiental também contribui consideravelmente com a degradação dos recursos hídricos nacionais.

Os grandes vilões da qualidade da água que consumimos são o adensamento populacional e a ocupação desordenada. Isso faz com que o serviço de distribuição de água potável acabe se tornando uma tarefa desafiadora para o poder público. Há também os problemas de urbanização que se refletem diretamente na qualidade da água dos mananciais que abastecem as cidades. Em suma: além da necessidade de que a água seja tratada, é também fundamental o desenvolvimento de novas técnicas de captura da água bruta e um intenso programa social de conscientização ambiental.

E você, sabe como pode contribuir para a preservação das águas? São pequenos gestos, que coletivamente farão uma enorme diferença. Vamos a alguns deles.

Foto: Divulgação
 
Pode-se começar regulando as torneiras e descargas de banheiro. Vamos começar também fechando a torneira enquanto se escova os dentes: ao enxaguar a boca utilizando um copo d’água ao invés da torneira consegue-se economizar mais de 11,5 litros de água em uma residência. Ao fazer a barba em 5 minutos, coloque um tampão na pia para que se transforme em um tanquinho. Procure não tomar banhos demorados, cinco minutos no chuveiro são suficientes. Não use a privada como depósito ou lixeiro e nunca a acione à toa, pois o gasto com água é enorme.

Na cozinha, ao lavar a louça, ensaboe tudo e só depois abra a torneira. Só ligue a máquina de lavar louça quando o aparelho estiver cheio. Já na lavanderia, junte o máximo de roupa suja possível para lavar no tanque. No jardim, confira se o relógio de água, o hidrômetro, está funcionando corretamente. Utilize um regador de plantas ao invés de ligar a mangueira e mantenha sua caixa d’água limpa, lavando-a pelo menos uma vez a cada seis meses.

Como se sabe, a água é um bem natural bastante precioso. A população, além de colaborar com o meio ambiente pondo em prática essas dicas e sugestões, pode ter, através do consumo consciente, uma boa economia na conta de água no fim do mês. O planeta agradeceria.

Texto de José Glauber Peixoto Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário