segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Floresta Nacional

Floresta Nacional é uma área de domínio público, sua vegetação é nativa ou plantada. O objetivo da FLONA é promover o uso sustentável dos recursos naturais, garantir a proteção das belezas que a floresta oferece. Lá é uma área em que pode ser usada para o desenvolvimento da pesquisa científica , ajudando na educação ambiental e das atividades de recreação, lazer e turismo, A visitação pública é permitida, de acordo com o Plano de Manejo da área.
É considerada uma unidade de conservação(UC) e é protegida pela Lei de crimes ambientais, e controladas pelo ICMBIO As populações tradicionaisque já habitavam a FLONA antes de sua criação podem permanecer nela. Mas sua área é de domínio público, áreas particulares devem ser desapropriadas e idenizadas.
O mesmo tipo de UC, quando criado pelo estado ou municipuo, chama-se Floresta Estaduale Floresta Municipal, respectivamente.
No Nordeste existem 11 áreas que são consideradas FLONA. No Ceará, um exemplo é a Floresta Nacional de Sobral, possuindo uma área de 598,00 hectares, É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBIO)e foi transformada emunidade de conservação nacional em 2001.


Lara Brayner

Nenhum comentário:

Postar um comentário