segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A CDB e o controle da relação das nações com a biodiversidade



Exemplos da diversidade de espécies. Crédito: http://blogdoambientalismo.com/ambientalismo-internacional-parte-1/

A Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB - é o mais importante acordo internacional sobre diversidade biológica,um resultado da Rio 92. A CDB é responsável por orientar legal e politicamente a gestão da biodiversidade no mundo, tendo como objetivo a sua conservação, utilização sustentável de seus componentes e repartição justa e igualitária dos recursos.
Atualmente, há conhecimento de cerca de 1,7 milhões de espécies no planeta, mas calcula-se que existam entre 10 e 100 milhões. Uma biodiversidade muito maior do que podemos imaginar. O que é biodiversidade? É a diversidade da natureza viva, a variedade de espécies da flora e da fauna mais a variedade de fungos e de microrganismos que existem na Terra. Além disso, consideram-se os seus habitats, nichos ecológicos, comunidades e funções no ecossistema.
O trabalho da CDB é importantíssimo para controlarmos a relação do homem com toda essa biodiversidade. Ela tem definido protocolos e tratados, estabelecido diretrizes e princípios e implantado programas de trabalho temáticos em áreas que merecem atenção específica, como as áreas de biodiversidade marinha e costeira e de biodiversidade florestal. O Brasil, país que possui a mais diversa flora do mundo, foi o primeiro país a assinar esta convenção e criou posteriormente o seu próprio Projeto de Estratégia Nacional da Diversidade Biológica.
Juliana Abrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário