quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Biodiversidade - O mundo vivo

(Animais e vegetais quem compõem a biodiversidade)

O termo biodiversidade foi criado em 1985, pelo W.G. Rosen em 1985. Desde este momento, o termo e o conceito foram muito utilizados entre os biólogos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo. Apenas 25 anos depois da criação do termo, os pesquisadores viram a importância de analisar com mais atenção o que é Biodiversidade. Então, o ano de 2010 foi o Ano Internacional da Biodiversidade. Nesse ano, ocorreram vários eventos em todos os continentes para conscientizar os países perante a importância da biodiversidade. Também realizando eventos para preservação da diversidade de algumas espécies específicas do planeta.


(Espécies vegetais e animais que formam a rica biodiversidade brasileira)

O que é biodiversidade? Biologia = bio (vida) e diversidade (grande variedade). Essa palavra criada no meio da década de 80, significa a diversidade do mundo vivo na natureza. O surgimento deste termo não é nada mais, do que o aumento da conscientização ecológica iniciada no final do século XX, dando atenção principalmente a respeito da extinção de vegetais e seres vivos. Podendo ser subdividia em três categorias: Diversidade genética, que corresponde a diversidade dos genes numa espécie; Diversidade específica: é a diversidade das espécies animais e vegetais; Diversidade ecossistêmica: que corresponde à diversidade dos ecossistemas em nosso planeta.


Nosso país é privilegiado por possuir uma das mais ricas biodiversidades do planeta. Pois podemos encontrar uma grande variedade de espécies animais, vegetais e microorganismos. Isso pode ser atribuído devido a grandeza do território nacional e a existência de vários climas. Possuindo como principal riqueza da biodiversidade do Brasil a Floresta Amazônica, mas também existem o Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica que apresentam uma grande parte da biodiversidade de espécies do Brasil.

(Imagem aérea da Floresta Amazônica, maior riqueza da biodiversidade do Brasil)

Escrito por: Rafael Meyer Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário