quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Planeta água. Para onde está indo a água?


Fonte de vida, essencial para existência de qualquer forma de vida, seja vegetal, animal ou microorganismo. Estudiosos prevêem em breve que a água será a principal fonte de conflito no mundo. O que já ocorre em alguns países da Africa e do Oriente Médio.

(Crianças do oriente médio brigam para conseguir mais água)

97,5 por cento da água localizada na Terra é salgada e está nos oceanos e mares, o que impossibilita o uso sem que seja filtrada. Menos de 2,5% é de água doce, e são encontradas em geleiras e regiões subterrâneas, de difícil acesso para o uso humano. Somente 0,007% é doce e apta para o consumo humano, encontrada em rios e lagos, e também na atmosfera.

Mesmo com essa baixa porcentagem de água doce disponível para o consumo, já é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do planeta precisa. Se em termos de distribuição global a água doce é suficiente para todos, sua distribuição no território é irregular. Pois os países desenvolvidos, por possuírem uma demanda maior por água, acabam consumindo mais do que a média, deixando países subdesenvolvidos sem água.

(Criança africana recebe pequena dose de água para matar sua sede)


Se não preservarmos a água, em alguns anos poderemos enfrentar grandes conflitos, podendo ocasionar guerras, pois o cenário de escassez está se tornando cada vez maior, graças aos excessos feitos pelo uso exarcebado de grandes centros urbanos, indústrias e áreas de desenvolvimento agrícola.

Escrito por: Rafael Meyer / Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário