domingo, 13 de novembro de 2011

Aquecimento global ameaça a biodiversidade


Faz alguns anos que ouvimos e vemos constantemente notícias sobre as mudanças climáticas, assunto que ganhou espaço na mídia em meados de 2000 com o problema do buraco na cama de ozônio. As principais causas do aquecimento global são a emissão de gases poluentes (como os conhecidos metano, dióxido de carbono e óxido nitroso), as queimadas e o desmatamento. A questão climática é a dimensão mais urgente da crise ambiental do século XXI e os seus efeitos estendem-se não apenas sobre nós, seres humanos.
Um milhão de espécies podem desaparecer até 2050 por causa do aquecimento global. O equilíbrio natural de algumas cadeias alimentares está ameaçado seja pelo risco de extinção, pela proliferação abundante ou pela mudança de nicho de espécies. Tudo causado pela elevação incomum da temperatura no planeta, capaz de desencadear desastres ambientais como esses. 

Crédito: Revista Veja
Para Al Gore, político e ambientalista americano conhecido internacionalmente pelo premiado documentário “Uma verdade inconveniente”, alternativas para conter essa mudança extrema na temperatura da Terra existem e são eficazes. “O ingrediente essencial continua a ser vontade política. Se nos lançarmos em uma guinada para formas de energia renováveis e de baixo carbono em transportes, imóveis residenciais e comerciais e agricultura e silvicultura sustentáveis, podemos solucionar totalmente a crise do clima, com folga”, afirma Al Gore.
 Juliana Abrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário