segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cocó é estrela... e Árie

Já virou novela. É parte da rotina do fortalezense ouvir histórias, desentendimentos entre forças do Estado e, até mesmo, escândalos envolvendo as dunas do Cocó, que tornaram-se “a protagonista”, “a meninas dos olhos” desse enredo que a população Fortaleza comumente acompanha e tão bem conhece.

E não é para menos. Além dessas dunas estarem localizadas em  uma parte estratégica da cidade, o local é uma Área de relevante interesse ecológico – Árie.

Mas, o que Árie? É uma área, em geral, de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias e que abriga exemplares raros da biota regional. Se encaixa direitinho com no perfil da nossa mocinha, não é? 



Por causa disso, nossas queridas dunas merecem todo respeito e regalias, como toda protagonista que se preze. Por sua relevância, precisamos manter e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

É mais que uma boa ação, é lei. As Árie fazem parte do Sistema nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) - Lei 9.985 de 18 de julho de 2000. 

Texto de Raynna Benevides
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário