quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Energia renovável, coragem escassa

O aquecimento global é um fato cada vez menos contestável, sentido na pele até pelos mais céticos. Até mesmo o próprio George W. Bush já reconheceu que os Estados Unidos da América estavam viciados em petróleo (um dos muitos responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global).

De certo modo chega a ser reconfortante ver que, aos poucos, os mais interessados na queima de combustíveis fosséis estejam se desgarrando das fontes de energia não renováveis. Exemplo interessante são as montadoras de automóveis.

Claro que esse processo de desapego ao petróleo é lento e demanda coragem e boa vontade. Mas já fazem 16 anos desde que a General Motors colocou o Ev1 nas ruas. E se a coragem foi pouca para seguir adiante com a produção de seu único veículo movido a eletricidade (todos os EV1 foram sumariamente recolhidos em 1999), a concorrência bancou sua cota de coragem para estabelecer de vez um nicho crescente na indústria automotiva: o dos carros híbridos.

Chevrolet EV1. Foi se embora tão jovem...
São chamados de híbridos os veículos que possuem um motor de combustão interna, normalmente a gasolina, e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões. Se por um lado foi-se embora o Chevrolet EV1, acompanhado do Toyota Rav4 EV e Ford Ranger EV (todos movidos unicamente a energia eletrica, como a sigla EV denuncia), em seu lugar veio o Toyota Prius. O híbrido da montadora japonesa desembarcou nos Estados Unidos em 2001 e lá encontrou seu maior mercado. A GM, que provocara anos antes a eutanásia de seu EV1, respondeu com o Chevrolet Volt. Lançado como carro conceito no salão de Detroit em 2007, o híbrido da GM só começou a ser produzido em 2010.

Toyota RAV4 EV

Ford Ranger EV
Toyota Prius. O híbrido que conseguiu cair no gosto até do mercado mais viciado em petróleo do mundo

Chevrolet Volt. Promessa que levou quase 4 anos pra entrar em linha de produção.
Para nós, no Brasil, apenas um sonho distante. Para EUA e Europa, uma realidade. Nesses mercados o Volt e o Prius já tem a companhia do Honda Insight (híbrido) e do Nissan Leaf (elétrico). E mesmo os veículos híbridos, agora já saem de fábrica com plugues para carregar suas baterias direto na tomada (sem necessidade do trabalho do motor a combustão para tal). Hoje a maioria das montadoras tem pelo menos um carro conceito movido a eletricidade ou híbrido esperando entrar em linha de produção.
Honda Insight. Qualquer semelhança com o Toyota Prius...

Nissan Leaf. Garantia de emissão zero de gases.
Por ora, em terras Tupiniquins, temos somente o Ford Fusion híbrido e a eterna promessa de chegada do Toyota Prius. Será falta de incentivos fiscais ou de coragem mesmo? A resposta ainda vai demorar muito.
Ford Fusion Híbrido. 17 km por litro de gasolina.


Por Jáder de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário