quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Clima Nordestino para o Futuro

Sertão Nordestino


De acordo com o Quarto Relatório do IPCC, mostra que os cenários de secas e grandes chuvas tem aumentado durante os anos. No Brasil, a região mais frágil e com grandes possibilidades de mudanças climáticas, é o interior do região Nordeste, conhecido como semi-árido ou simplesmente sertão.

O clima mais quente e seco poderia ainda levar a população a migrar para as grandes cidades da região ou para outras regiões, gerando ondas de “refugiados ambientais”, aumentando assim os problemas sociais já existentes nos grandes centros urbanos do Nordeste e do Brasil.

Um relatório feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), procurou estudar o clima nordestino e de acordo com os estudos estes seriam os possíveis impactos para o clima:

No cenário climático pessimista, as temperaturas aumentariam de 2 ºC a 4 ºC e as chuvas de reduziriam entre 15-20% no Nordeste até o final do século XXI. No cenário otimista, o aquecimento seria entre 1-3 ºC e a chuva ficaria entre 10-15% menor que no presente.


No Nordeste, os impactos dessas mudanças serão:
  • A caatinga pode dar lugar a uma vegetação mais típica de zonas áridas, com predominância de cactáceas. O desmatamento da Amazônia também afetará a região.
  • Um aumento de 3ºC ou mais na temperatura média deixaria ainda mais secos os locais que hoje têm maior déficit hídrico no semi-árido.
  • A produção agrícola de subsistência de grandes áreas pode se tornar inviável, colocando a própria sobrevivência do homem em risco.
  • O alto potencial para evaporação do Nordeste, combinado com o aumento de temperatura, causaria diminuição da água de lagos, açudes e reservatórios.
  • O semi-árido nordestino ficará vulnerável a chuvas torrenciais e concentradas em curto espaço de tempo, resultando em enchentes e graves impactos sócio-ambientais. Porém, e mais importante, espera-se uma maior freqüência de dias secos consecutivos e de ondas de calor decorrente do aumento na freqüência de veranicos.
  • Com a degradação do solo, aumentará a migração para as cidades costeiras, agravando ainda mais os problemas urbanos.
  • Aquecimento global, com elevação dos níveis dos oceanos.
Por: Thiago Rodrigues
Foto: Divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário