Empresas passam a utilizar
rótulos ambientais para ter mais vantagem competitiva no mercado.
As
empresas passaram a reconhecer as preocupações ambientais como uma forma de
obter vantagem competitiva no mercado. Diversas declarações e rótulos
ambientais começaram a surgir em vários produtos e serviços no mercado o que
fez com despertasse nos consumidores um interesse em reduzir os impactos
ambientais. A variedade de rótulos ambientais faz com que existam dúvidas entre
os consumidores, pois eles não sabem qual produto tem um rótulo verdadeiramente
ambiental já que as declarações das empresas podem não garantir para seus
consumidores que seu produto é realmente ambientalmente correto.
Com essa proliferação de rótulos e selos ambientais no
mercado viu-se a necessidade de criar padrões e regras para o seu uso adequado,
que é a Organização Internacional de Normalização, a ISO, que desenvolveu
normas para a rotulagem ambiental.
Mas antes de explicar
como é feita a rotulagem ambiental é necessário saber o que é esse mecanismo. A
rotulagem ambiental é uma forma de comunicação como mercado sobre os aspectos
ambientais do produto ou serviço com o objetivo de diferenciá-lo dos outros.
Ela é feita por meio de símbolos, marcas, textos ou gráficos.
Para se fazer a rotulagem ambiental um dos principais
pontos é o ciclo de vida daquele produto o que faz com que o rótulo seja
ecológico ou de processo participativo. O rótulo ecológico são aqueles que são
acompanhados pelo ISO, que foram aprovados como ecologicamente corretos. Os do
processo participativos são aqueles que as empresas que participam do seu ciclo
de vida é que os colocam com produtos corretos ecologicamente.
Os selos ambientais criados pelas próprias empresas são
diferentes dos que são autorizados pelo ISO que são:
Fique atento aos selos
para não comprar algo com selo falso.
Por: Lia Sequeira
Por: Lia Sequeira
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