segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vai um carbono aí?

Venda de créditos de carbono para empresas do exterior gera lucro e se torna um bom negócio para brasileiras.

Companhias nacionais descobriram uma nova fonte de renda. A venda de créditos de carbono para empresas multinacionais tem gerado lucros consideráveis para empresas tupiniquins dos ramos de alimentos, siderurgia, celulose e aterros sanitários.

Os créditos de carbono são ganhos com projetos de redução dos gases do efeito estufa e podem ser vendidos para companhias dos países ricos que precisam cumprir cotas antipoluição estabelecidas pelo Tratado de Kyoto.

Companhias do ramo químico, como a Rhodia, por exemplo, ganharam bastante adotando posturas ambientais. A empresa instalou filtros utilizados na produção de nylon em sua fábrica em Paulínia, interior de São Paulo, evitando a liberação de óxido nitroso na atmosfera. Resultado: lucro de 140 milhões de reais na venda de seus créditos de carbono, adquiridos pela Société Générale e pelo banco IXIS, ambos franceses, em março de 2006.

Já a empresa S.A. Paulista, especializada em aterros sanitários, criou um sistema para aproveitar o gás metano liberado na decomposição de lixo, gerando energia elétrica para a cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Lucrou 23 milhões de reais com a venda dos créditos, comprados pelo Governo Holandês, em novembro de 2005.

Escrito por José Glauber Peixoto Rocha

Um comentário: