segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Planeta azul, mas para poucos

O consumo mundial de água subiu cerca de seis vezes nos últimas cinquenta anos . A exploração excessiva desse recurso vem reduzindo significativamente seus estoques disponíveis, mas o homem ainda reluta em adotar medidas que garantam sua preservação

O Brasil é privilegiado com relação aos recursos hídricos: 12% da água doce superficial do planeta abriga-se em nossos rios. Porém, como sabemos, toda essa água está geograficamente mal distribuída. A região amazônica, na qual vivem apenas 5% dos brasileiros, acumula 74% desse recurso natural.

E quem sofre com isso é a população que habita outras regiões brasileiras, Acompanhamos constantemente notícias da falta de água no semi-árido nordestino. Para amenizar a situação, o governo federal realiza obras para a transposição das águas do rio São Francisco. Porém, esta ação gera polêmica: para uns, vai garantir o abastecimento de água para populações em zonas críticas de seca; para outros, significa prejudicar seriamente o São Francisco.

Saindo um pouco do Brasil, presenciamos, também, várias partes do mundo que sofrem com a escassez de água. Cerca de 18% da população mundial está sem acesso a uma quantidade mínima desse recurso natural, na versão própria para consumo humano.
A questão é que, mantidos os atuais padrões de consumo e de danos ao meio ambiente, o quadro pode piorar muito e rapidamente: calcula-se que, em 2050, cerca de 75% da humanidade poderá ter dificuldade de acesso à água potável.

Mas há meios para reverter esse quadro. Medidas simples e ao alcance de todos, como reduzir o tempo de banho e fechar a torneira ao escovar os dentes, podem resultar em economia de até um terço de água que usamos no dia-a-dia, o que significa uma economia gigante, se todos adotarem a ideia.

Texto de Raynna Benevides

Um comentário:

  1. Raynna,
    Interessante voce ter antecipado o tema da próxima aula, mas e a postagem sobre o aquecimento global? Não achou nenhum infográfico interessante?
    Vamos entao a correção deste:

    "Porém, como sabemos, toda essa água está geograficamente mal distribuída"

    Nem todos sabemos, vamos objetivar e evitar opiniões ta?

    Governo Federal, com inciais maisculas;
    De onde são os dados mencionados? porcentagens..
    Do IBGE? Da Agencia Nacional das Águas?

    Mencionar tambem a fonte da ilustração ;)

    ResponderExcluir