segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Protocolo de Kyoto: 2012 e começo ou fim de tudo?

O tratado de Kyoto surgiu em Março de 1998 na cidade de Kyoto no Japão com o objetivo da diminuição das cotas de amissão de Dióxido de Carbono, o principal motivo da escolha desse poluente e por ser o principal causador do aquecimento global. O tratado teve a adesão de 84 países, mas os Estados Unidos, que sozinho atingia cerca de 30% dos poluentes não aceitaram assinar prejudicando a validade do acordo, já que para o tratado funcionar precisaria de pelo menos 50% dos países com emissões de dióxido de Carbono assinarem o acordo.

O acordo só conseguiu ser validado em 2004 quando a Rússia um dos países com maior emissão de dióxido de carbono aceitou assinar o tratado e passou validar tratado. O Objetivo do protocolo de Kyoto e que ate 2012 os países desenvolvidos diminuam em 5% os gases que causam o efeito estufa em relação ao ano de 1990.
Se continuarmos com a poluição desenfreada dos gases do efeito estufa teremos grandes consequências: como mais tempestades devastadoras com difícil previsão, a extinção de varias especies de animais consequentemente desestabilizando a teia da vida e causando vários problemas ao meio ambiente, quedas de safras de vários alimentos por causa da mudança frequente das temperaturas, o fenômeno da desertificação que e a formação de desertos em áreas férteis anteriormente que vem ocorrendo inclusive no ceara, varias inundações podem ocorrer com o derretimento das geleiras dos pólos, o que pode levar o nível do oceano em 90 centímetros até o final deste seculo, cidades litorâneas ficariam debaixo da agua e também o aquecimento das águas do oceano que podem matar banco de corais, base da cadeia alimentar da maioria das especies subaquáticas.

Como vimos no paragrafo anterior são vários os danos causados pelo aquecimento global, tanto econômicos quanto sociais, Nicholas Stern fez um relatorio dizendo que se investíssemos agora 1% do PIB mundial deixaríamos de gastar cerca de 20% em 50 anos.
Reporter: Roberto Barros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário